Própolis

Auxilia no Manejo de Pacientes com Alteração Metabólica

        O mel não é o único produto proveniente do trabalho das abelhas. Elas também produzem um composto conhecido como própolis, um produto pegajoso e esverdeado que serve para construir suas colmeias.

         Muitas civilizações antigas usavam o própolis na medicina tradicional. Os gregos, por exemplo, utilizavam o própolis para tratar abscessos na época de Aristóteles (350 anos antes de Cristo). Os assírios usavam o produto no tratamento de feridas para combater infecções e ajudar no processo de cicatrização. Os egípcios, por sua vez, usavam o própolis para embalsamar suas múmias. O produto ainda tem muitos usos medicinais hoje, embora sua eficácia tenha sido comprovada somente para alguns deles. Vamos explorar as propriedades e os benefícios do própolis para a saúde.



Benefícios do Própolis no Diabetes Tipo 2

  • Estudos recentes sobre a eficácia do própolis no metabolismo da glicose e lipídios, insulina e atividade antioxidante foram publicados;
  • Diversos estudo reportaram que os componentes do própolis tem propriedades potenciadoras da insulina e também melhoram o índice de estresse oxidativo, que pode estar envolvido no alívio dos sinais e sintomas do diabetes e suas complicações;
        De acordo com um estudo publicado no renomado periódico Complementary Therapies in Medicine, o tratamento com própolis pode ser benéfico como um suplemento em pacientes com diabetes tipo 2, uma vez que melhora o status glicêmico, reduz a resistência à insulina e melhora o status antioxidante. Além de não apresentar efeitos adversos, o própolis pode aumentar a eficácia de fármacos prescritos no diabetes.